Motivos para manter seu site atualizado

A Internet se tornou parte do dia a dia das pessoas e a empresa que não se adequa às exigências do seu público tem grandes chances de deixar de existir.

Ao contrário do que pensam muitos empreendedores, o site não é algo para se criar uma vez e esquecer. Na verdade a criação do site é só o início.

Manter o site atualizado contribui para o sucesso da empresa

Além de ser uma “vitrine digital”, o site também é uma forma de interação e relacionamento com clientes (existentes e potenciais), e deve receber a atenção necessária.

A Internet é um ambiente de mudanças rápidas, e manter o site da empresa atualizado se tornou regra. E isso é apenas um dos passos para acompanhar as mudanças e estar sempre ativo e relevante para seus clientes.

Confira a seguir os principais motivos para manter seu site atualizado:

1. Atrai e mantém visitas

Se você visitar uma loja diversas vezes e após algumas visitas nunca encontrar nada de novo, você continua voltando? Provavelmente não, e a mesma lógica se aplica ao site de uma empresa.

Se o site está com aquela cara de anos 90, com imagens de baixa qualidade, informações desatualizadas e sem nenhuma novidade, as pessoas provavelmente não voltarão.

Nada como um site desatualizado para causar uma experiência negativa nos visitantes.

Mas como manter o site atualizado? É complicado? Não, na verdade é bem simples:

Renove o conteúdo periodicamente

Atualize as informações sobre a sua empresa, fale sobre novas conquistas e serviços.

Vale também criar conteúdo de valor para seu público, para mantê-lo interessado e gerar autoridade e credibilidade para a sua marca.

Altere o visual do site com certa frequência

As imagens e o design do site são a primeira coisa que o visitante nota. Se após alguns meses o visitante retorna e encontra novidades como novas imagens e melhorias no design, ele terá uma impressão de organização e inovação.

2. Melhora o posicionamento nos buscadores

Este é o desejo de todo mundo que tem um site: estar no topo dos buscadores. Afinal, o motivo para colocar a sua empresa na internet é a possibilidade de ser encontrado por milhões de pessoas com um clique.

Para que isso aconteça, você precisa estar nos primeiros resultados quando o seu possível cliente pesquisar por algo relacionado ao seu produto ou serviço.

É necessário jogar pelas regras do Google e outros buscadores, e mostrar que o site da sua empresa é relevante. Para isso você precisa estar atualizando seu site com conteúdo de valor, constantemente.

A dica é usar estratégias de marketing de conteúdo e técnicas de SEO para que os buscadores possam “ler” com maior facilidade o seu conteúdo e classificá-lo.

Veja também: Motivos para sua empresa ter um blog

Se você deixar seu site ficar desatualizado, seu posicionamento nos buscadores cairá, e consequentemente as visitas.

Os buscadores como o Google adoram conteúdo novo. Quanto mais você atualiza seu site, maior a frequência que os buscadores visitam seu site.

3. Cria um relacionamento com seus clientes

Conforme já mencionei, o site também é uma forma de interação e relacionamento com o seu cliente.

Geralmente as pessoas pesquisam e se informam sobre um produto ou serviço quando precisam dele. É importante criar um relacionamento com os visitantes, desde o primeiro acesso. Assim você pode conquistar um novo cliente, e o mais importante: manter.

E como se faz isso? 2 Dicas:

Integre seu site com as redes sociais

As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para manter um bom relacionamento com seus clientes. Com uma estratégia adequada, você garante um bom LTV (Lifetime Value) para os visitantes mais engajados com a sua empresa.

Crie formas de capturar o contato do visitante

Esta é uma técnica muito usada no marketing de conteúdo. Você oferece algum conteúdo de valor, como um e-book ou um vídeo, em troca de algum contato do visitante, normalmente o e-mail.

Dessa forma você cria um relacionamento e mantém o visitante conectado com a sua empresa, através do envio de atualizações, promoções, descontos, etc.

4. Um site atualizado é mais seguro

Uma das principais maneiras pelas quais os hackers obtêm acesso a um site é por meio de software desatualizado. 80% dos sites são invadidos simplesmente porque não são atualizados periodicamente.

Manter seu site atualizado é de vital importância para a segurança, principalmente se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress (é a plataforma mais utilizada pelos sites na internet, e consequentemente a mais visada).

Um site atualizado é mais seguro
Os hackers estão sempre atentos a sites desatualizados

A última coisa que você vai querer é causar problemas a seus clientes por causa de algum vírus. Pior ainda é ter dados da sua empresa ou de clientes roubados.

Outro motivo para levar a sério a segurança é que o seu site pode ser removido do índice do Google, caso seja detectado malware ou ele tenha sido invadido.

Gostou? Então Compartilha ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *