Motivos para sua empresa ter um blog

As empresas operam em um cenário de constante mudança de tecnologia e demandas de seus clientes. É cada vez mais importante desenvolver uma forte presença na internet para interagir e se comunicar com o seu público.

Neste post você vai conhecer 3 motivos para sua empresa ter um blog corporativo e os benefícios de se adotar essa estratégia de marketing.

O que é um Blog?

Podemos definir um Blog como um site da Web atualizado regularmente, normalmente mantido por uma pessoa ou equipe, escrito em estilo informal.

Nos primórdios da internet, os blogs eram usados apenas para fins pessoais, como uma forma de diário online.

O primeiro Blog

O primeiro blog da internet foi o Links.net, criado por Justin Hall em 1994, um estudante da Swarthmore College. Nessa época ainda não se usava o termo blog, por isso Justin se referia a ele apenas como sua “página inicial pessoal”.

Em 1997 o termo “weblog” foi criado por Jorn Barger, do influente blog Robot Wisdom. Esse termo foi usado para refletir o processo de “registrar a web” (do inglês logging the web) enquanto ele navegava.

Em 1999 o termo “weblog” foi abreviado para “blog” pelo programador Peter Merholz.

Justin Hall criou o primeiro blog da internet, o Links.net, 1994

A febre dos blogs

No final dos anos 90 os blogs se transformaram em uma febre. Nessa época foram surgindo plataformas mais completas, e isso fez com que “blogar” (termo usado para escrever no blog) se transformasse em uma atividade respeitada.

Uma das primeiras empresas a oferecer sistemas automáticos de publicação de blogs foi o Blogger, que atualmente pertence ao Google.

A grande inovação foi o fato de que qualquer pessoa sem grandes conhecimentos em tecnologia poderia aprender e começar a criar conteúdo rapidamente.

A importância para as empresas

Embora ter um site otimizado seja um componente essencial no desenvolvimento de uma estratégia de marketing online, a natureza competitiva da economia moderna exige que as empresas continuem avançando.

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o reconhecimento da marca e oferecer conteúdo relevante e útil ao seu público-alvo é através de um blog.

Para as empresas, o blog é uma maneira barata de direcionar tráfego para o site e atrair mais clientes.

De acordo com um relatório recente da Hubspot, quase 80% das empresas que usam blogs como parte de sua estratégia de marketing afirmaram que conquistaram novos clientes.

Ou seja, o blog é uma ferramenta essencial se você está buscando mais clientes e maior visibilidade para a sua empresa.

Benefícios do Blog para sua empresa

Mesmo após o surgimento das redes sociais, o blog corporativo continua sendo uma ferramenta importante para atrair tráfego através de conteúdo mais aprofundado e converter estes visitantes em clientes.

Confira alguns motivos para sua empresa manter um blog corporativo:

1. Compartilhar ideias com o seu público

Muitas vezes, no dia-a-dia da empresa, acabamos vivendo no automático e numa bolha dentro da empresa. Entregando os pedidos, recebendo, pagando as contas e repetindo o ciclo.

O blog permite falar de temas que representam sua empresa. Você deve estar pensando: Ah, mas para isso eu posso usar o Instagram. Porém, no blog o foco é o conteúdo.

Diferente das redes sociais, no blog o conteúdo é mais trabalhado e aprofundado. Mesmo que você possa incluir fotos e vídeos, o que interessa é o conteúdo que você está trazendo para o seu público.

Você precisa ter conteúdo de qualidade e aqui o céu é o limite, pois você pode falar desde novidades sobre seus produtos ou serviços, até resolver um determinado problema ou dúvida do seu público. O importante é gerar valor.

2. Maior aproximação com seus clientes

Esse é um dos principais pontos pelo qual você precisa ter um blog para sua empresa!

Devido à grande concorrência em todos os setores, as pessoas buscam empresas que gerem valor para elas, dando a importância que elas merecem.

As pessoas se conectam com o propósito da empresa. Caso você esteja apenas vendendo produtos ou serviços, talvez sua empresa não cause um impacto tão importante assim.

Quando você gera valor para o cliente, ele compra como uma consequência e ainda volta, pois ele conhece sua empresa e se identifica. Resultado: você o fideliza.

Gerando conteúdo de qualidade você consegue ter essa aproximação com seu cliente, pois ele vai se sentir mais próximo.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma concessionária de veiculos. Você pode criar conteúdo sobre dicas de manutenção, limpeza do automóvel, a importância de manter o seguro em dia, dicas de segurança na estrada, enfim, tudo que resolva um problema ou dúvida do seu cliente e gere valor.

Além de ficar próximo de quem já é seu cliente, você ainda consegue captar novos, pois quem começa a consumir seu conteúdo é porque tem interesse pelo que você faz.

3. Melhora sua visibilidade nos buscadores

Usar o blog para melhorar a visibilidade nos buscadores é uma excelente estratégia.

Cada vez que você cria uma postagem no seu blog, é mais uma página indexada no seu site, o que significa mais uma oportunidade para você aparecer nos resultados dos buscadores e direcionar tráfego para o seu site.

Criar conteúdo regularmente também serve para mostrar aos buscadores, como o Google, que o seu site está ativo e eles devem verificar com frequência por atualizações para indexar.

Como melhorar a visibilidade do seu Blog

Algumas dicas simples para melhorar a visibilidade do blog nos buscadores são:

  • Atualize posts antigos complementando com novas informações ou adicionando mais conteúdo.
  • Use links internos nos posts através de conteúdos relacionados.
  • Faça com que seu blog seja responsivo, ou seja, funcione bem no celular, tablet e computador, sem prejudicar a experiência de uso.
  • Publique conteúdo regularmente (um calendário editorial ajuda).
  • Utilize imagens e vídeos no conteúdo.
  • Compartilhe os novos posts nas redes sociais e na sua lista de email.

Gostou? Então Compartilha ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *