Importância do Linkedin para empresas

Os brasileiros adoram as redes sociais. Só no Facebook são cerca de 127 milhões de usuários, o Instagram já ultrapassou os 50 milhões e, se você não conhece as vantagens do Linkedin, saiba que essa rede social já atingiu a marca expressiva de 31 milhões de usuários por aqui.

Saiba porque é importante sua empresa estar presente no Linkedin e conheça as vantagens para sua marca.

A maior rede social profissional do mundo

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, bem parecida com outras redes sociais, mas com a diferença de que o foco são os contatos profissionais.

A plataforma também pode ser usada como um currículo online, e permite que empresas e outros profissionais tenham acesso aos conteúdos publicados.

Além disso, a rede social possibilita que as empresas entrem em contato com outras marcas para encontrar parcerias e fornecedores, ampliando o seu mercado de atuação e possibilitando novos negócios.

Quanto mais conteúdo de qualidade você cria para seus seguidores no Linkedin, mais confiança você ganha e se torna uma referência.

Para os profissionais, é possível fazer cursos para melhorar o currículo, ter contatos profissionais (networking) e encontrar oportunidades de trabalho.

Veja Também: Uso da Internet no Brasil

História do Linkedin

O Linkedin é uma rede social focada em relacionamentos profissionais. A empresa foi criada em maio de 2003 por Reid Hoffman (um dos primeiros funcionários do PayPal) e comprada pela Microsoft em 2016 por 26,2 bilhões de dólares.

Atualmente o Linkedin é considerado a maior rede profissional do mundo, com aproximadamente 550 milhões de usuários em 200 países (no Brasil são mais de 30 milhões de usuários).

Funcionalidades

De modo geral, o Linkedin permite:

  • Se conectar com profissionais de todo o mundo.
  • Se conectar com profissionais da mesma área de interesse que você.
  • Desenvolver o marketing pessoal.
  • Consumir conteúdo e informações que são relevantes para a sua vida profissional.
  • Buscar empresas, seja para procurar um trabalho ou fazer parcerias.

Por que usar o Linkedin para o seu negócio?

O Linkedin é um terreno fértil quando se trata de vender. Isso porque além de ser uma mídia social focada em estabelecer contatos profissionais também pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com o seu público-alvo, mostrar a sua autoridade empresarial, criar parcerias estratégicas e com isso, contribuir na expansão do seu negócio.

É de fato uma ferramenta muito interessante para todos os tipos de empresas, inclusive as pequenas.

Uma LinkedIn Page é a voz da sua marca no LinkedIn. Ela permite que os usuários saibam mais sobre a sua empresa, produtos e serviços.

Vantagens do Linkedin para empresas

1. Mostrar profissionalismo e criar autoridade

Mostrar o que você faz, como faz e o por que faz, tornando-se uma referência naquele assunto, compartilhando ideias, ferramentas e sempre trazendo conteúdo relevante para a sua rede de contatos.

2. Promover sua empresa

Para uma empresa de menor porte é importante que as pessoas que comprem os seus produtos ou adquiram os seus serviços tenham a possibilidade de deixar uma recomendação da sua marca e o Linkedin é o lugar propício para isso, permitindo uma divulgação “boca a boca”, que possui a vantagem de ser gratuito e ainda ajuda o seu negócio a ganhar mais credibilidade.

Veja passo a passo como criar a página da sua empresa no Linkedin neste link.

3. Fortalecer sua marca na internet

Sabe aquela frase quem não é visto não é lembrado? Então, ela também se aplica ao Linkedin, pois este é mais um canal para expor a sua marca na internet que permite um grande alcance sem precisar fazer um alto investimento.

Veja Também: Motivos para sua empresa ter um Blog

4. Promover funcionários

Seus colaboradores são um tipo de porta-voz da sua empresa, uma vez que eles tenham uma conta no Linkedin e sejam ativos, podem passar uma série de impressões e informações para os seus clientes.

5. Analisar posicionamento de mercado

Por ser uma mídia social que estabelece conexões no âmbito profissional o Linkedin permite que você tenha acesso aos seus concorrentes, saiba como eles se posicionam no mercado através e quais áreas exploram, com isso é possível aumentar a competitividade do seu negócio.

6. Conseguir novos clientes

Uma vez definido o seu perfil ideal de cliente, você estará apto a buscá-lo, utilizando recursos presentes nesta ferramenta.

Confira algumas ideias para você conquistar novos clientes usando o Linkedin:

  • Mantenha sua company page atualizada.
  • Seja ativo no Linkedin: Responda dúvidas, crie debates e compartilhe as experiências da sua empresa.
  • Publique conteúdo relevante e útil para o seu público-alvo.
  • Participe de grupos (sem fazer spam!).
  • Anuncie seus produtos ou serviços (utilize as opções de segmentação).

7. Encontrar novos talentos

Muitas pessoas utilizam o Linkedin como uma ferramenta de busca de empregos, sendo assim, a plataforma está cheia de grandes talentos.

Ao se posicionar como uma marca que se destaca no mercado e valoriza bons profissionais, as pessoas vão se interessar em fazer parte do seu negócio.

Resumindo

Como vimos, o Linkedin permite o acesso a uma rede de contatos valiosa, e isso pode resultar em novas parcerias para sua empresa.

Vale a pena investir nessa rede social e utilizar todas as suas funcionalidades para melhorar a presença da sua empresa na internet e alcançar seus objetivos.

Não deixe de seguir nossa página no Linkedin e conferir as novidades por lá também 😉

Gostou? Então Compartilha ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *